As adequações que permitiram a habilitação da UPA viabilizaram o incremento de R$ 500.000,00, repassados mensalmente pelo Governo Federal
Como a gestão financeira eficaz transforma uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento em um case de sucesso? A Kairós Care sabe fazer. Com a aplicação de um conjunto de soluções que asseguraram uma gestão analítica qualificada, capaz de maximizar o olhar gerencial para tomada de decisões e a implementação ágil de medidas na previsão de tendências com foco na garantia de performance, a empresa de apoio técnico atingiu resultados exitosos, que beneficiaram tanto o contratante quanto os usuários dos serviços.
De acordo com o médico ortopedista e CFO da Kairós Care, Alberto Aguiar Santos Neto, a capacidade técnica da equipe especializada no setor da saúde e o know-how de integrar as necessidades de uma instituição de ponta a ponta foram fundamentais para garantir o resultado.
“Nossos principais diferenciais competitivos estão na qualificação especializada, na operacionalização de serviços técnicos em unidades de saúde e na redução de custos de operação com melhoria da qualidade dos serviços. Nesse case, conseguimos demonstrar na prática a aplicabilidade desses processos e os efeitos efetivos da implantação dos nossos fluxos”, explicou o gestor.
Características da unidade
Trata-se de uma UPA, localizada em uma cidade de médio porte, que realiza acolhimento na área de urgência e emergência em regime 24 horas, inclusive fins de semana e feriados.
Antes da implementação da gestão de apoio técnico da Kairós Care, a UPA era classificada como de porte II, sem habilitação ou qualificação do Ministério da Saúde.
O equipamento realiza em média cerca de 300 acolhimentos por dia.
Faturamento Kairós
O faturamento é uma das áreas de maior importância na gestão financeira de uma instituição de saúde. Isso porque o setor é responsável por converter as operações dos serviços assistenciais prestados em receitas.
Para garantir os resultados desejados, a Kairós fez uso de tecnologia e uma equipe especializada, com a implementação da padronização de códigos, a informatização da unidade, o acompanhamento de glosas e a atualização permanente dos colaboradores, práticas que contribuíram para potencializar os resultados alcançados.
Planejamento Estratégico Financeiro
Após o mapeamento inicial da situação e especificidades da unidade, as equipes da Kairós iniciaram o processo de adequação da estrutura física da unidade para viabilizar a mudança de porte com o aumento de leitos.
Logo depois das implementações, foram deflagrados o checklist e a adequação da documentação necessária para a realização da vistoria para habilitação, feita pelo Ministério da Saúde.
Resultados alcançados
A implementação dos serviços resultou no aumento de 9.000% no faturamento real da unidade. As adequações e melhorias permitiram ainda a qualificação e habilitação da UPA, bem como viabilizaram o incremento de R$ 500.000,00 repassados mensalmente pelo Governo Federal para a Prefeitura custear a operacionalização do serviço.
Com isso, conseguimos dar viabilidade econômica ao projeto, ao mesmo tempo que desoneramos o Tesouro Municipal contratante.
“Com a implantação das boas práticas de gestão, conseguimos dar viabilidade econômica com ampliação do financiamento e envio de recursos para operacionalização do posto, bem como a melhoria da assistência prestada com adequação estrutural e ampliação dos atendimentos”, explicou Alberto Aguiar.